terça-feira, 12 de junho de 2012


VISITA A MÉRIDA

No dia 30 de maio os alunos da USE realizaram uma visita de estudo à bela cidade de Mérida, em Espanha, que tem um conjunto de monumentos arqueológios classificados de Património da Humanidade da UNESCO, desde 1993.
Às 6H30 da manhã todos estavam prontos a iniciar viagem! Fez-se uma breve paragem para um pequeno-almoço e por volta das 11H chegou-se a Mérida.
O primeiro local de visita foi o Teatro Romano que é um dos mais relevantes monumentos da cidade e desde 1933 alberga o Festival de Teatro Clássico com o qual recupera a sua função original. Está composto por um terraço com capacidade, no momento, para 6000 espetadores, divididos em três zonas, pela orquestra, lugar em que nas representações ocupava o coro, o palco e por último o cenário.
O teatro sofreu várias remodelações, a mais importante foi em finais do século I, possivelmente na época do imperador Trajano, quando se levantou a atual frente do palco, e outra entre os anos 330-340.
No mesmo local visitou-se ainda o Anfiteatro, que foi inaugurado no século VIII a.C. Tem uma forma oval e uma capacidade para 14000 pessoas. Era destinado a lutas entre gladiadores e a corridas. O anfiteatro é composto por seis partes principais: a arena (coberta de areia), onde se davam as lutas e corridas; o local destinado às feras e aos apedrejos dos gladiadores; os corredores (passagens); a spolania, local destinado aos gladiadores; o podium, onde se recebiam os prémios; os corredores de entrada e saída, que eram destinados a combates de gladiadores. O anfiteatro é ainda composto por três anéis, um fosso e as bancadas para os espetadores, nas quais uma parte era reservada às autoridades que patrocinavam os espetáculos e outra às entidades políticas da cidade. Este monumento esteve subterrado durante centenas de anos e só há algumas décadas é que foi descoberto, embora infelizmente tivesse a parte de cima destruída.
Assim finalizou-se a manhã, fez-se então uma pausa para almoço para recarregar energias e por volta das 15H visitou-se o Museo Nacional de Arte Romano.
O Museo Nacional de Arte Romano, obra do arrquiteto Rafael Moneo, foi inaugurado em 1986. Conserva peças da civilização romana, que foram encontradas pela cidade, provêm do teatro, da casa romana, entre outros lugares. Contém lápides funerárias, cerâmica, vidro, moedas, pinturas e mosaicos. Na parte inferior do recinto desenvolvem-se ainda escavações arqueológicas.
Finda a visita ao museu houve ainda tempo para um passeio turístico pela cidade num mini-comboio e para umas compras para comprar alguns “recuerdos”.
Apesar do calor, foi um dia muito bem passado. Houve oportunidade para o convívio entre alunos e professores e culturalmente todos saíram mais enriquecidos.











Sem comentários:

Enviar um comentário