sexta-feira, 30 de março de 2012





Visita a Rio Maior
Parque Natural Serra de Aire e Candeeiros

Destinatários- Alunos da USE e sócios da Encoprof
Dia 16 de abril
Dia 28 de abril
Valor : 16 €

Este Parque tem 40000ha de área e abranje os concelhos de Alcanena, Alcobaça, Ourém, Porto de Mós, Santarém, Torres Novas e Rio Maior. É o mais importante repositório de formações calcárias em Portugal, com imensas grutas, algares e uma grande rede hidrográfica subterrânea. Integra o maior trilho do undo, com 147m, de Pegadas de Dinossáurios com 175 milhões de anos.

O roteiro terá como ponto de partida as salinas naturais de Rio Maior São as únicas do género em Portugal ainda em exploração. Estas salinas estão consideradas como Imóvel de Interesse Público, no contexto do património cultural português.

Será feita uma visita ao Dolmen de Alcobertas, este encontra-se entre um dos dez maiores

Dólmenes da Península Ibérica. É um Dólmen, do período do Neolítico, é constituído por dez grandes pedras, oito que formam a câmara e duas que fazem ligação à Igreja Matriz, do qual se desenvolveu, ficando o Dólmen como sua capela lateral.

O roteiro continua até à aldeia de Chãos
Pausa para almoçar:
-no restaurante Terra Chãos ou Piquenique.

Visita à pedreira de Vale de Meios. Neste local as pedreiras puseram a descoberto lajes de calcário com pegadas de dinossáurio.

Visita ao Centro de Interpretação Subterrâneo Algar do Pena (CISGAP). Este local trata-se de uma gruta, a maior do país, e uma das mais espetaculares da Europa.

Paragem num Palã-Modelado Cársico, também chamado de mega-lapiás dolomítico. Os lapiás são fracturas nas rochas superficiais que se expandem através da dissolução da rocha, resultando em grandes canais que sulcam as rochas horizontal ou verticalmente.

Para terminar visitar-se-á o miradouro da Pedra do Altar.
Inscreva-se já nesta visita guiada e terá acesso a muitas outras informações!



Sem comentários:

Enviar um comentário