quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012



Biblioteca Joanina
Biblioteca Joanina é uma biblioteca do século XVIII, a sua construção começou no ano de 1717 e foi concluida em 1728. O seu objetivo era albergar a biblioteca universitária de Coimbra.
Fica situada no exterior do primitivo perímetro islâmico, sobre o antigo cárcere do Paço Real, nas dependências da Universidade de Coimbra no pátio da Faculdade de Direito.
Apresenta um estilo marcadamente rocócó, sendo reconhecida com uma das mais originais e espetaculares bibliotecas barrocas europeias. Além de local de pesquisa de muitos estudiosos, o espaço é ainda frequentemente utilizado para concertos, exposições e outras manifestações culturais.


Museu Nacional Machado de Castro
O Museu Nacional Machado de Castro localiza-se no antigo Paço Episcopal de Coimbra, que está assente sobre o Criptopórtico do forum de Aeminium, datado do século I d.c., constituindo a mais significativa construção romana conservada em território nacional.
Abriu ao público em 11 de outubro de 1913 e foi considerado Museu Nacional em 1965. O nome do Museu foi adotado como forma de homenagear um dos maiores vultos da escultura nacional. Joaquim Machado de Castro (1731-1822), nasceu próximo de Coimbra e foi escultor régio durante os reinados de D. José I, D. Maria e D. João VI.
O seu acervo foi constituido principalmente pelos bens das extintas casas religiosas da região de Coimbra com coleções de escultura, pintura, cerâmica e têxteis.
O Museu foi alvo de requalificação e empliação dos espaços arquitetónicos e museológicos, um projeto da autoria do arquiteto Gonçalo Byrne, que permite agora conhecer o criptopórtico, uma das mais notáveis obras de arquitetura romana em Portugal.


Mosteiro de Santa a Clara a Velha
O Mosteiro de Santa Clara de Coimbra, ou de Santa Clara a Velha, foi fundado em 1283, por D. Mor Dias e entregue às freiras clarissas pouco depois. Dona Isabel de Aragão, a Rainha Santa Isabel, interessou-se pelo convento, entretanto extinto, e mandou construir novos edifícios em estilo gótico, de que se destacam o claustro e a igreja, sagrada em 1330.
O Mosteiro sofreu várias inundações provocadas pelo rio Mondego e foi alvo de adaptações arquitetónicas devido a esta circunstância. Em 1677 e as freiras mudaram-se para um novo edifício, construído num lugar mais elevado, passando o primitivo a ser chamado Santa Clara aVelha.
Depois de um amplo projeto de valorização este Monumento Nacional e Sítio Arqueológico (Séculos XIV – XVII), passou a dispor de um Centro Interpretativo. O percurso do visitante engloba visita às ruínas, exposição de espólio arqueológico conventual, exibição de filmes e modelação virtual.

Todas as informações contidas neste texto foram pesquisadas em sites na Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário