segunda-feira, 8 de março de 2010

A evolução da USE - trabalho de investigação no âmbito da disciplina de Seminário Interdisciplinar da Licenciatura em Educação Social

A Universidade Sénior do Entroncamento (USE) é uma das valências da Associação ENCOPROF (Associação de Professores). Esta associação é uma IPSS e centra a sua acção social na prevenção e apoio nas diversas situações de fragilidade, promovendo a inclusão e a integração social, desenvolvendo para tal diversas actividades de apoio aos seus associados.
Os grandes objectivos da USE são o desenvolvimento pessoal e social dos alunos nomeadamente a promoção de competências orientadas para a resolução de problemas de vida e para o desenvolvimento sócio-cognitivo, no sentido da compreensão e valorização das realidades dos próprios, dos outros e do mundo actual - aprender a aprender permanentemente e a formação para a participação activa, critica e reflexiva, enquanto pilares de uma sociedade de e para todos.
A USE oferece formação em quatro grandes áreas: humanidades, ciências, artes e desporto. Nesta instituição existem aulas de diferentes disciplinas, seminários, ateliers, workshops, visitas de estudo, animação musical, teatral e dança. As disciplinas oferecidas pela USE actualmente são as seguintes: Português, Alfabetização, Língua e Literatura Portuguesa, Inglês nível 1, Inglês nível 2, Inglês conversação, Francês nível 1, Francês nível 2, Francês conversação, Alemão, Italiano, História, Matemática, Físico-química, Informática nível 1, informática nível 2, Formação Musical, Saúde, Oficina de Teatro, Astronomia, Cidadania e Direito, Artes Decorativas, Bordados, Pintura, Clube da Agulha, Cavaquinho, Cantares, Danças Etnográficas, Tuna, Hidroginástica, Hidroginástica em Suspensão, Ginástica de Manutenção, Ténis, Etiqueta e Protocolo, Clube dos Caminheiros, Internet, Psicologia/ Filosofia, Clube de Fotografia.
A USE iniciou a sua actividade no ano lectivo 2005/2006 e contou com a inscrição de 27 alunos, ao longo dos vários anos lectivos o número de alunos inscritos tem vindo a evoluir, actualmente estão inscritos 297 alunos. Podemos verificar através do seguinte gráfico:
Gráfico 1. Evolução das Inscrições na USE ao longo dos Anos

Em relação às inscrições não existe um valor exacto visto que ao longo de todo o ano, existem desistências e novas inscrições. Verificando-se que das inscrições existentes actualmente existe uma taxa de desistência de 3%.
Esta Universidade Sénior disponibiliza aos seus alunos um horário alargado que vai desde as 9h15m até às 21h00m e tem ao dispor dos seus alunos um variado leque de disciplinas e actividades permitindo aos seus alunos uma maior possibilidade de escolha, 40% dos alunos está inscrito entre uma a três disciplinas e 36% está inscrito entre três a seis disciplinas.
Relativamente à população desta Universidade Sénior a faixa etária predominante é dos 65 aos 69 anos, verificando-se também uma grande percentagem dos 60 aos 64 anos e dos 70 aos 74 anos. Em relação ao género aferimos que o género feminino representa mais do dobro da população. Na sua maioria os alunos são de nacionalidade portuguesa, e naturais do distrito de Santarém. No que respeita à área de residência a maioria dos alunos reside no concelho do Entroncamento.
Ao nível do núcleo familiar verificamos que a maior parte da nossa amostra vive com cônjuge e a nível profissional no género feminino 33,7% nunca desempenhou qualquer profissão, evidenciando-se as categorias profissionais ligadas à educação (17,4%), administração (9,8%), saúde (7,6%) e beleza/ moda (6,5%). No género masculino distingue-se a categoria profissional ligada ao exército (21,6%), seguida dos serviços técnicos (11,8%) e indústria (9,8%). Quanto às habilitações académicas no género feminino 39,1% têm a 4ª classe, 14,1% tem o 5º ano, 9,8% dos alunos do género feminino têm bacharelato. Em relação ao género masculino 19,6% têm o 9º ano, 17,6% frequentou cursos industriais e 15,7% têm a 4ª classe.
Quanto ao motivo que levou à inscrição destacam-se a aquisição de novos conhecimentos; o convívio; o relembrar matérias; praticar desporto; adquirir novas amizades; e o estar activo/ ocupado. No que respeita às mudanças que sentiram nas suas vidas conclui-se que sentem mais vontade de aprender, existe um maior convívio, sentem-se mais dinâmicos, alegres e conheceram pessoas novas. A maior parte dos inqueridos refere ter conhecimento da USE através de amigos e familiares. Em relação às actividades que lhes dão mais prazer destacam-se as visitas de estudo, o cavaquinho e os cantares.




Sem comentários:

Enviar um comentário